Livros e Poesias

Alguns livros mudaram a minha vida. Especialmente aqueles que me ensinaram a pensar diferente. Se hoje sou o que sou, grande parte se deve a esses autores iluminados que, para nossa sorte e felicidade, não guardaram consigo as descobertas que fizeram, e resolveram compartilha-las com o mundo.





Quando adolescente, nem me lembro o porque, resolvi comprar um livro que falava do poder da mente subconsciente. O autor: Joseph Murphy (1898-1981). O título: O Poder do Subconsciente.






Lembro-me que sua leitura foi muito importante para me ajudar a lidar com os medos comuns da fase de adolescência, medo de provas na escola, medo de não passar no vestibular, medo dos pais e tantos outros. Passei a entender o quanto minha mente era capaz de criar fatos em minha vida. O quanto a força estava realmente dentro de mim! Um bom início na minha caminhada da vida!




 Já na idade adulta e produtiva, acredito que com meus vinte e poucos anos, outro livro mudou minha vida. O título: Você Pode Curar Sua Vida. A autora: Louise Hay (1926). Com uma história de vida de superações fantásticas, Louise se especializou na cura através de pensamentos e afirmações positivas. Eu diria que baseou-se na escola de Murphy e que o resultado foi tão bom, que superou as expectativas. Curou a si própria de um cancer, erradicando-o de seu corpo em seis meses.




Para mim, seus ensinamentos vieram na hora certa: meu pai sofria de cancer e me ajudou muito a compreender tudo o que acontecia em minha vida e de minha família em decorrência disso. Meu pai também obteve cura! E eu, que havia "baixado a guarda" do controle de minha mente, voltei a focar nisso, o que resultou em um grande resgate de mim mesma!

Virei fã dessa autora! Sua tabela de "sintomas e doenças" é algo incrível, onde relaciona cada doença a um determinado problema emocional.

A capa acima é a antiga, e recentemente saiu a versão ilustrada (ao lado), que não pude deixar de adquirir. Aliás, vivo dando este livro de presente a alguém, e reponho logo em seguida, já que é um livro para acompanhar toda a vida.

No título "Ame-se e Cure sua Vida" a essência é a mesma, mas vale a pena sempre relembrar!





Adquiri também o título "O Poder das Afirmações Positivas" da mesma autora. Outra preciosidade.






Agora depois dos quarenta anos, e muitos livros depois, numa tarde eu ouvia a Rádio Mundial enquanto dirigia, e o locutor, respondendo a uma pergunta de um ouvinte, recomendou o livro que hoje volta a modificar minha vida! Nele estou reencontrando a mim mesma novamente, só que sob outras perspectivas. O título: Os Seus Pontos Fracos. O autor: Wayne W. Dyer (1940), psicólogo.



Com o subtítulo "Técnicas simples para cuidar dos desajustes do seu comportamento psicológico", este livro vem de encontro ao meu momento atual, me ajudando a me entender melhor, a entender o outro, a enxergar meus pontos fracos e saber como lidar com eles. Fantástico, não tenho outras palavras.




Poesias e prosas de gênios da PALAVRA




João cabral de Melo Neto (1920-1999)
"Mesmo sem querer fala em verso
Quem fala a partir da emoção"


Trecho de "Morte e Vida Severina"
"E se somos Severinos
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é a morte de que se morre
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte
de fome um pouco por dia
(de fraqueza e de doença
é que a morte severina
ataca em qualquer idade,
e até gente não nascida)."

Facundo Cabral (1937 - Argentina)
Trecho de reflexão:
"Não estás deprimido, estás distraído.
Por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma. Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta de coisas, alivia-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude."



Mário Quintana (1906-1994)
Algumas frases:

"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!"

"Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro."

"A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda."


"DA FELICIDADE
Quantas vezes a gente, em busca da aventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!"

Fernando Pessoa (1888 - 1935 - Portugal)
Trechos de poemas:

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

"Toda a poesia - e a canção é uma poesia ajudada - reflecte o que a alma não tem. Por isso a canção dos povos tristes é alegre e a canção dos povos alegres é triste."

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."

Clarice Lispector (1920 - 1977)
Trechos de suas obras:

"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."

"Brasília…Uma prisão ao ar livre."

"Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme em drama. Implora-se também que venha, implora-se com a humildade da alegria-sem-motivo. Em troca oferece-se também uma casa com todas as luzes acesas como numa festa de bailarinos. Dá-se o direito de dispor da copa e da cozinha, e da sala de estar. P.S. Não se precisa de prática. E se pede desculpa por estar num anúncio a dilacerar os outros. Mas juro que há em meu rosto sério uma alegria até mesmo divina para dar."


Martha Medeiros (1961)

Trechos de suas obras

..."Para meus amigos...NÃO SOLTEIROS
Amor não é se envolver com a "pessoa perfeita", aquela dos nossos sonhos.
Não existem príncipes nem princesas.
Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.
O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser."...

"A FITA MÉTRICA DO AMOR
Como se mede uma pessoa? Os tamanhos variam conforme o grau de envolvimento. Ela é enorme pra você quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado. É pequena pra você quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: a amizade.
Uma pessoa é gigante pra você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto. É pequena quando desvia do assunto.
Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês."...

 Luis Fernando Veríssimo (1936)

Frases e trechos de suas obras:

"Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode,que o medo impeça de tentar.

Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando,
vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo,
quem quase vive já morreu."









O livro "Os espiões" é o tipo de livro que você não consegue parar de ler, engraçado, inteligente, trata-se de literatura leve e gostosa de ler.









"A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo?"


"Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender



1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.


2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.


3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.


4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.


5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.


6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.


7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".


8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".


9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.


10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic."